Estilo de vida saudável

Estilo de vida saudável

Para a promoção da saúde e a prevenção de transtornos alimentares
Uma dieta balanceada, a prática usual de exercício físico e um estilo de vida saudável em geral têm um papel fundamental quando se trata de manter uma boa saúde, tanto física quanto psicologicamente. Dos muitos benefícios resultantes da realização de hábitos saudáveis, um dos mais importantes é promover a prevenção de transtornos alimentares e obesidade. O fato de, nos últimos anos, ter aumentado tanto os casos desses distúrbios, tornou necessário investigar soluções para reduzir e prevenir a incidência desses distúrbios. A conclusão das diferentes investigações é muito clara: fazer hábitos alimentares saudáveis ​​e fazer atividade física são as diretrizes mais eficientes quando se trata de lutar contra os transtornos alimentares e a obesidade.

A alimentação
A comida é uma parte importante da nossa vida. Através da comida, obtemos nutrientes para ter energia para viver. Mas, além de ser um processo biológico, a comida também é um processo emocional e social. Alimentos e emoções estão conectados, então uma boa dieta deve ser agradável. E, muitas vezes, a alimentação ocorre em um contexto social, de celebração, por exemplo, ou de rotina familiar, como jantar juntos. Portanto, devemos levar em conta que uma boa dieta compreende três aspectos: biológico, emocional e social.

O que é um hábito alimentar saudável?
Para fazer um hábito alimentar saudável, é aconselhável fazer uma dieta:

Variado, isso inclui diferentes alimentos para obter todos os nutrientes que precisamos. Os nutrientes são divididos em 5 grupos: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Mas nenhum alimento contém todos eles, por isso é muito importante fazer uma dieta variada.
Suficiente, porque deve conter a quantidade necessária para atender a demanda do corpo por nutrientes.
Adaptado A alimentação deve apatia às necessidades de cada pessoa. Por exemplo, um adolescente e uma pessoa idosa têm necessidades nutricionais diferentes. Um atleta precisa de mais calorias do que uma pessoa que trabalha sentada em uma cadeira na frente de um computador.
Balanceado O caminho para alcançá-lo é baseado nas indicações da pirâmide alimentar proposta pela Generalitat de Cataluya através de seu canal Salut:

Para baixar a pirâmide alimentar em um pdf, clique no seguinte link:

Pirâmide de l ‘alimentação saludable (PDF, 947 kB)
Explicação da pirâmide da alimentação saudável. Por que uma nova pirâmide? (PDF, 123 kB)
O fato de que uma dieta balanceada tem a forma de uma pirâmide implica que é importante respeitar a proporção de alimentos que devem ser ingeridos diariamente. Então, com base na pirâmide, devemos fazer diariamente:

De 4 a 6 porções de cereais e amidos (pão, arroz, macarrão, batatas, legumes …), de preferência inteiros
5 porções de frutas e vegetais, 3 de frutas e 2 de legumes
De 2 a 4 porções de leite e produtos lácteos (queijo, iogurte, etc …)
De 1 a 2 porções de ovos, peixe, carne branca, legumes ou nozes
De 3 a 6 porções de óleo e nozes
De 4 a 8 copos de água
No link abaixo você pode baixar um documento fornecido pelo Canal Saúde da Catalunha, que é descrito orientativamente, como deve ser o tamanho das diferentes partes da pirâmide alimentar:

Leia também: Kifina funciona

Rações da pirâmide alimentar (em catalão) (PDF, 743 kB)
Faça 5 refeições diárias: 3 principais e 2 adicionais. As refeições devem complementar-se e evitar repetições no mesmo dia.
O café da manhã é um alimento fundamental no equilíbrio alimentar. Portanto, é essencial que seja completo e inclua: produtos lácteos, cereais (pão, cereais matinais …) e frutas frescas (integral, fatiada, sucos naturais …)
Nunca esqueça que pão, macarrão, arroz, batata, etc. Eles são básicos.
É muito importante comer frutas, legumes e verduras diariamente
É necessário incluir legumes 2-3 vezes por semana.
Escolha, sempre que possível, azeite para cozinhar e vestir.
Priorize a água contra outras bebidas.
Vídeo sobre a frequência de consumo de grupos alimentares (Canal Salut, Generalitat de Catalunya) (em catalão)

Conferência ‘Boas intenções 2014: seguir hábitos alimentares saudáveis ​​e estilo de vida’ da Dra. Marta Castells i Cuixart
Recomendamos que você leia as notícias relacionadas à conferência que a Dra. Marta Castells e Cuixart deram em fevereiro de 2014 sobre hábitos alimentares e estilo de vida saudável. … Continue lendo.

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